O VERDADEIRO JEJUM

O VERDADEIRO JEJUM
"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.
"Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,
então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. " Pois é o Senhor quem fala

Isaías 58:6-14

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

BONDADE (OU BENIGNIDADE) – SEXTO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO


BONDADE (OU BENIGNIDADE) – SEXTO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”. Salmos 23:6

Bondade é a qualidade correspondente a ser bom, ou seja, a qualidade de manifestar satisfatoriamente alguma perfeição, que se pode aplicar a pessoas, coisas e situações. Em que pese à bondade ser usada frequentemente para designar uma virtude pessoal, quando plicada a objetos e situações ela pode se referir apenas à perfeição de algumas características do objeto ou situação. Por exemplo: ao afirmar que um vinho é bom, a bondade em questão se refere apenas às qualidades de aroma e sabor. A bondade pode significar a disposição permanente de uma pessoa em não fazer o mal, ou de um objeto ou situação em não ser prejudicial, neste sentido tem por sinônimo a benignidade. Neste sentido, na medicina diz-se que um tumor é benigno, embora, concretamente, seja uma patologia. A bondade pode significar a disposição permanente de uma pessoa em fazer o bem, neste sentido tem por sinônimo a benevolência.

Durante toda a sua vida na terra, o Senhor Jesus mostrou gestos e atitudes contínuas de bondade para com o próximo. O cristão, do mesmo modo que o Senhor deve praticar continuamente a bondade, lembrando-se das palavras escritas em (Tiago: 2:17) que diz: “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta”. Bondade é a ação gentil para com as pessoas, a prática da ajuda ao próximo. Percebemos então que, a bondade como componente do “fruto do Espírito”, está intrinsecamente relacionada ao testemunho cristão. O Ser humano em sua condição natural tende a não agir com bondade, ainda que não devamos generalizar. A bondade sobre a qual estamos tratando é o resultado do amor de Deus gerado pelo Espírito Santo em nossos corações.  Nosso Deus é Bom: O Senhor tem mostrado o seu amor para conosco através dos seus contínuos atos de bondade, constantemente ele estende as sua mãos para nos ajudar e para nos dar livramento, os seus ouvidos estão sempre prontos para nos ouvir; além de não nos tratar segundo os nossos erros, mas sempre com brandura e misericórdia. Jesus, como Filho de Deus, andou em bondade para com os homens em todo momento de sua vida. Vários versículos no livro de Salmos falam sobre a “bondade de Deus”, veja: Salmos 25:8 ; Salmos 34:8 ; Salmo 100:5 e Salmos 145:9. Na vida de Jesus, conforme descrita nos evangelhos, encontramos nosso maior exemplo de Bondade. Produzimos bondade quando temos interesse em perfumar a terra com ela!. Podemos pensar as nossas vidas como sendo frascos de perfume. Enquanto o perfume está fechado, não passa de um frasco de perfume. Ninguém sabe qual é o seu cheiro. Às vezes, o frasco é lindo. Às vezes, a marca é charmosa. Há muitos cristãos-frascos. Precisamos ser cristãos- perfumes. Quando queremos perfumar a terra, nós nos desenfrascamos. É assim que damos o fruto da bondade. Se nos contentamos em ficar fechados em nós mesmos, não produziremos bondade. Conclusão: Benignidade: Disposição interior para ser bondoso. Bondade: Ação gentil para com as pessoas, prática da ajuda e apoio aos necessitados. Num contexto tão egoísta como é o mundo em que vivemos, estas características precisam ser cultivadas por aqueles que professam Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Fomos chamados para fazermos a diferença: Luz do mundo e Sal da Terra. Deus nos ajude e capacite com graça e poder.  Pr. J. Moisés “Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor”. Salmos 33:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário